15/04/2010

Brasília 5.0

Brasília
acorda!
Não há ciclovia
cerrado que planta em mim
semente da misantropia
Falta infância
elegante eloquência
falta prazer no léxico
esquina e nexo
Museu-bola
bolha do pulha
que aqui demarcou
mas se refugia
na cidade das maravilhas
e por isso talvez
o caquético desenhista
tenha longa vida
Política e pedra
áspera aridez
roça sem inocência
sem humildade
Província que é lobby
pra indústria automobilística
Afetação alcalóide
Society debilóide
nos clubes e axés, arrasta-pés, barzinho ou boteco
sem ginga ou savoire faire
transporte público recauchutado
tal como a Roriz, a Arruda, a Otávio
Amizade? Ruas sem nome!
Romance? Platonismo infame...
Brasília
piscinas, VLTs, álibis
o anti-intimismo do pseudo-misticismo
custo de vida canibal, sotaque bastardo, DSTs, árvores
involuido na areia movediça do não-estado sem lei
desalmada, desdentada, fuma merla, entrequadras
Quem sabe ano que vem, 51 será uma boa idéia?

Dani Calixto

9 comentários:

Fabi disse...

Arrasou Dani!
O final é demais.

Anônimo disse...

Cara, seu poema pulsa entre o que a cidade revela como defeito e tua visão afetiva da cidade, instâncias que se aglutinam na força do desabafo que afinal é o lastro e o suco de tuas linhas.

Menezes

Léo Tavares disse...

acho corajoso, além de ser sempre muito original, em termos de estilo, um fluxo rápido, mas que me parece ter cada elemento no seu devido lugar. corajoso porque trata de uma crítica dura que não poderia ser feita senão por quem vive dentro da cidade e já foi mais além e a fundo dos cartões postais. revela uma decadência precoce que quase ninguém gostaria que fosse revelada, ainda mais em tempos de comemoração. para se pensar e repensar a cidade, suas estruturas e quaisquer idealizações criadas sobre ela e constantemente reforçadas. parabéns.

Anônimo disse...

"O homem tem de ser modesto; tem de olhar para o céu."

"A vida é um sopro. Por isso, não há motivo para tanto ódio."

"O ruim de Brasília é que quando a gente chega lá percebe que a cidade está inacabada."
(OSCAR NIEMEYER, vulgo caquético)

olhemos p o céu e façamos uma Brasília ao invés deste exclusivamente revoltar-se nem tímido.

Dani Calixto disse...

Ahaahaha, never a dull moment. Eu só lamento pelo fato de alguém do grupo se recusar a se identificar abertamente aqui,mas entendo. Se eu postasse um comment desconexo(sem trocadilho) e infundado como esse, melhor seria até me desligar do nexo...

Anônimo disse...

a segunda metade funciona(ria) em forma de prosa, modernosa e amarga. apesar do conjunto tender ao pendante e imaturo, há boníssimas contruçoes como "afetação alcalóide e society debilóide", o savoir faire entrou muito bem, e ate a mençao ao caquético 'desenhista'q rendeu um comentario mais pós scriptum do que um ataque pessoal, colocando em questão o ethos do artista que nao comporta um desdobramento (que pode beirar o imprevisível, o que nao foi o caso) impacto, adendo ou crítica a tua arte.

este blog, Dani, é uma vitrine, no caso de apenas um trabalho seu e exclusivamente este é o que está sendo comentado(fora isto é especulativo), seja tolerante e confiante de sua arte e publique mais num espaço público, pois quem escolhe seus apreciadores exclusivos e ordenhados(de quem você espera/conhece a recepção) perde a chance de impactar, movimentar sua arte de verdade e crescer.

pense antes de reacionar, seu talento ácido nao deixe que seja implodido por essa aparente intransigência e/ou arrogancia. .

o anonimato nao é fuga, é mais para escapar que tome por um ataque ou permute em réplicas defensivas.

abraçs e espero q nao abandone o espaço.

D. Calixto disse...

(LMAO)Eu jamais abandonaria o espaço por conta de um comentário anônimo,"escapista" e fruto de algo pessoal(qto+se nega isso+ fica aparente) e opinativo,acima de tudo, meramente opinativo. Acho que essa pretensão sim é arrogante, pedante, imatura,e só não é amarga, modernosa e intransigente por falta de personalidade. Eu publicarei o que quiser e aonde eu quiser, mesmo tendo que me sujeitar a tipos como "anônimo", pois estes só se validam virtualmente.Tome as dores da cidade,como se fossem suas, pois pra esta realmente interessa seu anonimato.Só não se frustre se eu me recusar a responder mais uma das suas avaliações improdutivas, inócuas mesmo, aonde até supostos elogios são descartáveis mas tudo me fez rir,valeu.Finito.
D. Calixto

Anônimo disse...

pra qm não tem seus próprios adjetivos e reaciona imaturamente com um "bobo e feio é vc" e na defensiva de um "ri de tudo" mascarado e excepcionalmente despretensiosa. se elogios só valem quando exclusivos, uma bem sucedida carreira artística perante seus condicionados seguidores.

Brasília não é a única cidade do mundo, para constar, pois talvez a atitude limítrofe nao permita cosiderar isto.

muito interessante defender o artista, um icônico arquiteto, como caquético desenhista (um ataque a sua pessoa e nao arte) quando abomina qualquer sentença que não lhe aqueça sua (amadora)condiçao.

fui, pois nao darei mais chance de se contradizer meneando esse coolness que adotou e enfeitar um ego que só cabe num blog, e para comentários dos que escrevem e esperam reciprocidade na (falsa ou nao) aceitaçao.

Fabi disse...
Este comentário foi removido pelo autor.